Noticias


Como se proteger do covid-19 havendo pessoa doente em casa
19/03/2020

Para quem foi infectado pelo novo coronavírus, mas tem sintomas leves, a recomendação é ficar em isolamento em casa. Atualmente, o prazo máximo é de 14 dias, porém esse tempo pode ser prorrogado se exames comprovarem que o risco de transmissão permanece ou se os sintomas se agravarem.

Obviamente,conviver com indivíduos infectados aumenta o risco de contaminação. É por isso que alguns cuidados são extremamente necessários, justamente para evitar que as pessoas saudáveis da casa se contaminem.

Como o infectado deve se isolar dentro de casa

O indivíduo contaminado deve ficar em um cômodo exclusivo para ele. Esse quarto deve ser ventilado, portanto é importante que uma janela esteja sempre aberta.Já a porta, deve se manter fechada. O ideal seria que esse paciente tivesse um banheiro só para ele também. Se não for possível, toda vez que ele tiver que sair do quarto, precisa usar uma máscara e higienizar as mãos com água e sabão ou álcool gel antes de tocar em objetos.

Lixo e roupas

O infectado deve ter um lixo no cômodo em que está isolado, para descartar resíduos e até máscaras e luvas, sempre que forem usadas. O lixo deve ser isolado em um saco plástico e lacrado após o uso. No caso de quem for coletar o saco, é preciso usar luvas antes descartá-lo e jogar as luvas fora na sequência. As mãos devem ser lavadas em seguida.

 

Na hora de lavar as roupas, as peças devem ser colocadas em um cesto exclusivo, que deve ser pego com luvas por outras pessoas e despejado na máquina de lavar.Sobre a separação das roupas do infectado das dos outros moradores, os médicos se dividem. Enquanto alguns acham que a água e o sabão da máquina são necessários para a eliminação do vírus, outros acham que é melhor não confiar se a lavagem da máquina é eficaz. Para garantir, melhor manter as peças do infectado separadas.

Limpeza

A limpeza do cômodo do infectado e do banheiro usado por ele devem ser feitas diariamente. O responsável pela limpeza deve usar máscara e luvas e desinfetar maçanetas, torneiras, interruptores, teclados, mesas, cadeiras, vaso sanitário etc.

No caso das louças, o ideal é que o infectado tenha objetos exclusivos, que não são compartilhados. Elas também devem ser lavadas com luvas descartáveis.

 

Invista nestes produtos para higienizar ambientes e matar o coronavírus:

 

Água sanitária

Desinfetantes em geral

Limpadores multiuso com cloro

Limpadores multiuso com álcool

Álcool de limpeza (líquido)

Detergente Sabão

Fonte: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/03/18/coronavirus-estou-doente-e-moro-com-outras-pessoas-como-proceder.htm