Noticias


TRE realiza Audiência sobre Biometria Eleitoral
26/06/2019

Tribunal Regional Eleitoral da Bahia – TER/BA –realizou no dia 26 de junho, no Plenário Armando Ramos, sede da Câmara Municipalde Conceição do Coité, Audiência Pública presidida pelo Juiz Ouvidor do TRE-BA,Rui Barata Filho, com a presença de representantes dos Poderes Executivo e Legislativoda região. O desafio é biometrizar todos os eleitores do estado até aseleições de 2020. 


No entendimento do TRE/BA, “isso se torna mais fácil com oapoio da classe política”. A afirmação foi feita pelo juiz do TRE-BA, RuiBarata Filho, durante discurso no evento.


O Presidente da Câmara Municipal, Vereador Ernandes deTó, deixou claro que o apoio político apartidário é de grande importância paraque objetivos democráticos sejam alcançados no próximo pleito. 


Ernandes aindadeclarou que é momento de unir forças nesse processo democrático, sendo que oTribunal já vem fazendo a sua parte. “Este é o momento de buscarmosalternativas para alcançarmos o máximo de eleitores para que eles tenhamdireito a cidadania."


“Precisamos enquanto agentes políticos combater estadesmotivação por parte do eleitorado. O eleitor precisa ser visto não apenascomo uma ferramenta de voto. Falo isso enquanto eleitor, porque como agentepolítico irei passar. Porém precisamos fomentar o desejo de um cidadãoimponderado que possa usar a política para uma mudança real de vida. Nós somos corresponsáveispor esta falta de interesse na sua grande maioria, e temos a missão enquantopolíticos, reverter este quadro.” Pontuou Ernandes.


A audiência não apenas sensibilizou o poder públicolocal e regional quanto a importância da biometrização, como também, conclamoua imprensa e veículos de comunicação presentes no ato para empenhar-se acolaborar com a Justiça Eleitoral. 


A Audiência em Coité contou com apresença de representantes de mais 15 municípios da região, dentre eles: Araci,Candeal, Capela do Alto Alegre, Conceição do Coité, Cipó, Ichu, Nova Fátima,Nova Soure, Pé de Serra, Retirolândia, Riachão do Jacuípe, Ribeira do Amparo,Santaluz, São Domingos, Teofilândia e Valente. 


Para evitar filas, o eleitorpode marcar dia e horário da biometria pelo site (agendamento.tre-ba.jus.br) ou ligando gratuitamente para 0800071 6505.



Por: GN NEWS COMUNICAÇÃO  (com adaptações)