Câmara realizou Solenidade no Dia Internacional da Mulher
11/03/2019

No dia 8 de março de 2019, Dia Internacional da Mulher, foi realizada a 7° edição do Troféu Idalice Mascarenhas na sede do Poder Legislativo de Conceição do Coité.

O troféu Idalice Mascarenhas é um reconhecimento para mulheres que se destacam nas diversas áreas do município, seja profissional ou com trabalhos sociais e voluntários.

A Sessão Solene foi aberta pelo Presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal, Vereador Ernandes de Tó, discursando sobre a importância da mulher na sociedade e como as mulheres completam cada homem; enfatizou serem todos os dias do ano o Dia da Mulher.

"Essa é uma data ímpar para vocês, mas não para dizer que vocês têm um dia, mas que vocês têm um ano. Um ano inteiro para serem lembradas, homenageadas, para serem referenciadas por todos”.  O Vereador finalizou dizendo que as mulheres de Conceição do Coité são como as mulheres da revolução, mulheres guerreiras que movem nossa cidade.

A solenidade seguiu sendo presidida pela Vereadora Elizane Cana Brasil conjuntamente com as Vereadoras Juçara e Analene. Integraram a Mesa a Vice-Prefeita Genivalda Pinto da Silva, o ex-prefeito Éwerton Rios D’Araújo Filho e uma representante da família Idalice Mascarenhas.

As mulheres contempladas como Troféu Idalice Mascarenhas edição 2019 foram:

Ana Lucia da Silva Carneiro

Dione Cedraz Araújo Freitas

Genilda Mota Ramos D’Araújo

Gislaine Silva Santos Coelho

Izabel da Silva Gomes

Iracilda Matos da Silva

Josefa Arlete Nascimento Silva

Luzia Oliveira da Silveira

Maria Quitéria Costa Lima

Marinalva Cordeiro de Almeida

Nancy Ramos Araújo

Paula Lima de Castro Papa

Silvana Pio Carneiro

Taise Carneiro Pastor

Tereza Ina Pinto Santana

História do Dia Internacional da Mulher

No Dia 8 de março de 1857,cerca de 130 operárias de uma fábrica de tecidos, situada em Nova Iorque,fizeram uma grande greve. Elas ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, como redução na carga de trabalho para dez horas, pois as fábricas exigiam 16 horas diárias, equiparação de salários com os homens e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que 08 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem às mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas - ONU.